Por Meon Em RMVale

Justiça barra reajuste salarial dos secretários da Prefeitura de São José

Liminar concedida nesta segunda-feira acata pedido dos Servidores

felicio_7

Prefeito Felicio Ramuth (PSDB) concedeu aumento de 19,1% aos secretários

Arquivo/Meon

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar barrando o reajuste dos salários dos secretários municipais de São José dos Campos. A decisão foi publicada pelo TJ-SP nesta segunda-feira (5), atendendo Ação Direta de Inconstitucionalidade ingressada pelo Sindicato dos Servidores Municipais.

O aumento de 19,1% foi aprovado pela Câmara no dia 8 de fevereiro e beneficia todos os secretários municipais, os presidentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo), quatro cargos da diretoria da Urbam, cinco conselheiros administrativos e três conselheiros fiscais.

Leia MaisSão José reúne programação gratuita para comemorar Semana da Mulher Reajuste da tarifa de ônibus em São José entra em vigor nesta 2ª feira São José reúne programação gratuita para comemorar Semana da Mulher

Com a liminar, a lei nº 9.665/2018 perde os efeitos e o reajuste salarial de secretários e demais agentes políticos fica suspenso. O prefeito e o presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB), serão notificados e deverão apresentar informações. 

De acordo com a decisão publicada, o desembargador Borelli Thomaz entendeu ser o caso de “deferir a liminar para, desde logo, suspender os efeitos da referida lei, porquanto, ao reajustar o subsídio dos Secretários Municipais na mesma legislatura, com cálculo correspondente ao período de fevereiro de 2015 a dezembro de 2017, viola a regra da legislatura. (...) É o suficiente para, neste momento processual, concluir por credibilidade e verossimilhança, bem como fumus boni juris, motivo por que defiro liminar”.

Para a diretora do Sindicato, Profª Rosemary Fátima da Silva, a decisão do TJ é uma grande vitória para a categoria. “O aumento de 19% aos secretários causou revolta nos servidores, que estão sem aumento real de salário há mais de vinte anos e com um Vale Alimentação defasado, onde muitos têm pouco mais de cinco reais por dia para se alimentar. O Sindicato não poderia ficar quieto diante de tamanho desrespeito. Nosso Jurídico foi eficiente e a justiça deu uma resposta rápida, atendendo os anseios da população e dos servidores", afirmou a diretora, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa.

Além da ação judicial, o sindicato protocolou também uma representação no Ministério Público para apurar possível ato de improbidade administrativa dos vereadores que aprovaram o projeto e do Prefeito, que sancionou a lei.

A Prefeitura de São José dos Campos informou que ainda não recebeu a liminar. Assim que for notificada oficialmente, irá recorrer.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.