Por Samuel Strazzer Em RMVale Atualizada em 17 ABR 2020 - 11H45

Vereadores pedem “Volta Segura” do comércio em São José

Prefeitura afirma que está fazendo estudo sobre a possibilidade de flexibilização do isolamento

Reprodução/Claudio Vieira/PMSJC
Reprodução/Claudio Vieira/PMSJC
Para o governo do estado, o ideal é o isolamento de, no mínimo, 70% da população


Os vereadores aprovaram nesta quinta-feira (16) um requerimento que solicita estudos à prefeitura para liberação gradual e segura das atividades econômicas em São José dos Campos.

A proposta de autoria de 19 parlamentares pede que a medida nomeada como “Volta Segura” seja analisada dentro do plano de diretrizes para o enfrentamento da Covid-19.

Desde o dia 24 de março, após decreto estadual que restringiu a abertura de setores do comércio e serviço, somente serviços considerados essenciais estão liberados na cidade, como padarias, açougues, supermercados, depósitos, oficinas mecânicas e restaurantes em sistema de entrega (delivery) ou retirada.

O vereador Lino Bispo (PL), um dos autores do requerimento, afirma que escutou diversos empresários que afirmam que há a necessidade de voltarem as atividades, claro que seguindo as medidas de segurança.

“O teor do requerimento enviado ao prefeito é que ele possa liberar a volta do comércio com segurança, os comerciantes sabendo da responsabilidade que têm com a saúde deles próprios e dos clientes, mas que não impeçam o comerciante de fazer o mínimo pra ter uma condição de passar por essa situação sem ter a necessidade de fechar as portas”, disse o vereador.

O prefeito de São José, Felicio Ramuth (PSDB), comentou que também recebeu um pedido da ACI (Associação Comercial e Industrial) para flexibilização das regras de quarentena. Felicio destaca que a administração municipal já está fazendo uma pesquisa sobre o avanço do vírus na cidade e após isso tomará uma decisão sobre a flexibilização ou não da quarentena.

O chefe do executivo joseense disse que a prefeitura está reunindo dados sobre número de casos, número de mortos, ocupação de leitos, número de leitos de UTI disponíveis por 10 mil habitantes além da pesquisa domiciliar que levantará o percentual de pessoas que já adquiriram anticorpos ao coronavírus.

“Após todos esses dados compilados é que poderemos tomar uma atitude, seja ela de endurecer ainda mais o isolamento ou poder caminhar para um distanciamento social seletivo”, disse Felicio.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.