Meon Imóveis

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo valor de IPTU em São José

Aumento será de pelo menos 14% com nova Planta Genérica de Valores Imobiliários (PGV)

Escrito por Yeda Vasconcelos

14 DEZ 2021 - 10H30 (Atualizada em 14 DEZ 2021 - 10H31)

Divulgação/PMJ

No mês de dezembro, as pessoas já começam a se preocupar com o planejamento financeiro do ano seguinte. Um dos tributos que todo ano entra nessa conta é o IPTU. Em São José dos Campos, o aumento vai ser de ao menos 14% em relação ao ano anterior. O reajuste aconteceu após a nova Planta Genérica de Valores Imobiliários (PGV) do município ter sido aprovada em setembro.

Para o cálculo do IPTU você precisa multiplicar o valor venal do imóvel pelas alíquotas de cada faixa de preço e do tipo de imóvel. Para isso é necessário verificar o valor venal do imóvel e o uso do imóvel. Enquadre o valor venal do imóvel na faixa referente e multiplique pelo valor constante da faixa. Após isso, subtraia do valor a parcela a ser deduzida. O resultado é o valor final do IPTU do imóvel.

O valor venal do imóvel é uma avaliação feita pela prefeitura - normalmente mais baixa do que valor de mercado - de quanto vale uma propriedade e a alíquota é uma porcentagem fixada por lei para cada faixa de imóveis.

Os imóveis são divididos em seis categorias, sendo elas: residencial horizontal, residencial vertical, edificações comerciais, edificações industriais, coberturas e garagem.

Veja como ficou a tabela para cálculo do IPTU em São José:

Reprodução
Reprodução
Alíquotas do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana





Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Yeda Vasconcelos, em Meon Imóveis

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.