Meon Jovem

Ensino bilíngue: conheça as soluções educacionais em inglês

Conheça as vantagens do ensino bilíngue que envolvem programas educacionais em inglês nas escolas e transformam a vida de estudantes.

Escrito por Meon

04 JUL 2022 - 10H14

Freepik

O ensino bilíngue nas escolas está sendo difundido cada vez mais, principalmente por conta de seus benefícios ao formar e desenvolver os estudantes. Com a globalização, as pessoas estão mais conectadas ao mundo, sendo necessário ter fluência no inglês para se relacionar em vários contextos, inclusive no profissional.

A partir disso, muitas escolas estão aderindo aos programas bilíngues para preparar o estudante de forma muito mais profunda e eficiente. É uma metodologia diferente que busca aprofundar os conhecimentos aprendidos na escola em língua materna, para também em uma língua estrangeira. Assim, o aluno reforça os conteúdos aprendidos e ainda melhora seu vocabulário. Quer saber mais? Continue a leitura!

Vantagens do ensino bilíngue e dos programas educacionais em inglês

Já sabemos que faz toda diferença no currículo ser fluente em inglês, mas você sabe a grandeza do ensino bilíngue na vida de seu filho? Proporcionam várias vantagens ao estudante, quando comparados ao tradicional. Além de ter um entendimento mais completo da língua, auxilia o aluno no entendimento de diversos aspectos, de forma mais abrangente.

Um exemplo de organização que oferece esse tipo de programa é a Edify Education, que fornece soluções educacionais em inglês para escolas com programas bilíngues para atender diversas necessidades da instituição, do professor e do aluno. Isso tudo, oferecendo apoio, acompanhamento pedagógico e treinamento de professores. Um exemplo, é o Programa Bilíngue To Go que trabalha temas já aprendidos na língua materna com um aprofundamento em inglês.

Uma escola que tenha inserido este tipo de programa fornece aos seus alunos um aporte bem estruturado, dinâmico e abrangente em diversas circunstâncias inseridas no dia a dia do estudante. O aluno vai estar mais preparado para enfrentar os mais diversos desafios da vida.

Dessa forma, a criança se desenvolve de maneira mais completa e prática nas duas línguas. Entenda mais sobre as vantagens do ensino bilíngue a seguir:

Melhora o desenvolvimento do cérebro

O ensino bilíngue pode auxiliar no aprimoramento do cérebro no aprendizado, auxiliando a pensar mais rápido, desenvolvendo a capacidade de solucionar problemas e a se adaptar melhor às circunstâncias e adversidades. Isso é favorecido, pois ao decorrer do processo de aprendizagem, a alternância entre as línguas, materna e estrangeira, se transforma em algo mais natural.

Assegura a proficiência na língua inglesa

Ter o entendimento e domínio completo da língua, muito além de construir frases, mas na lógica das construções linguísticas. É pensar em outro idioma e ter segurança em conversar, escrever e ler. Ser fluente e utilizar esse conhecimento no seu dia a dia em diversas circunstâncias, de forma natural e prática.

Auxilia no desenvolvimento do estudante

Não é só apenas aprender a ler, escrever e falar. Influencia também no aprendizado de cultura, circunstâncias e aspectos diferentes do seu meio. Estimula a ter uma mente criativa, comunicativa e a desenvolver relações sociais. Tudo isso, através de atividades que se referem ao cotidiano, para aprofundar ainda mais o aprendizado.

Amplia o entendimento de mundo desde cedo

A pessoa vai chegar mais longe com facilidade, afinal terá acesso muito mais prático a livros, filmes, jogos, músicas e muitos outros. Além disso, poderá conversar com pessoas estrangeiras, conhecer novos pontos de vista e ter conversas de variados assuntos. As viagens vão se tornar muito mais dinâmicas e ricas. Isso tudo ajuda a expandir o conhecimento de mundo, a aprender e ter novas experiências, e crescer como pessoa desde cedo.

Impacta positivamente no futuro

Agrega conhecimento e ganha um diferencial em comparação com outras pessoas podendo se destacar em diferentes ambientes, como na faculdade, processos seletivos, especializações e na vida profissional. Muitos cargos já exigem fluência na língua inglesa como competência, podendo concorrer a vagas com melhores remunerações e níveis. Assim, alcançando um melhor desempenho e sucesso profissional.

Favorece o aprendizado em outros de idiomas

O cérebro já fica mais habituado a alternar entre os idiomas, o que facilita a pessoa a aprender uma nova língua estrangeira de forma mais prática. Permite aprender e se aprofundar nesse novo idioma com menos dificuldades, podendo ficar fluente em menos tempo.

Viu, como o estudante só tem benefícios no seu desenvolvimento como pessoa e profissional? O ensino bilíngue é o caminho para o sucesso, de forma mais abrangente, em diversos aspectos, como em cultura, habilidades e criatividade. Optar por escolas preparadas com programas específicos de aprendizagem em inglês é um ponto crucial para que o estudante tenha acesso ao aprofundamento na língua e aproveite as vantagens de forma mais efetiva.

Buscar por conhecimento é essencial para qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, principalmente quando ainda criança, onde se constrói e desenvolve as habilidades que influenciam pelo resto de sua vida. Aprovou a ideia? Indique os programas bilíngues para os diretores e professores das escolas que você conhece e transforme a vida de muitos estudantes.

Gostou do artigo? Conte para gente o que achou sobre o ensino bilíngue. Compartilhe com seus amigos, familiares, e profissionais da área da educação!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Jovem

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.