Por Meon Em RMVale

Setembro Amarelo: telefone 188 do CVV é gratuito e atende 24 h por dia

Serviço sigiloso apoia pessoas em momentos de crise e com intenções suicidas

setembro_amarelo_senado_tera_cupula_iluminada_em_amarelo_em_apoio_a_campanha_de_prevencao_ao_suicidio

Senado aderiu à campanha do CVV e iluminou as cúpulas de amarelo

Divulgação/Senado

Dados do Ministério da Saúde apontam que 17% dos brasileiros já pensaram em suicídio e quase 5% chegaram a elaborar um plano para se matar. A cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida.

Cerca de 90% desses casos poderiam ser evitados com a ajuda psicológica e/ou psiquiátrica, no entanto, 60% das pessoas que cometem suicídio não buscam ajuda. 

Para tentar reverter esse quadro, desde julho deste ano  O CVV (Centro de Valorização da Vida), em parceria com o Ministério da Saúde, disponibilizou o número 188 para receber ligações gratuitas de todos os estados do Brasil, 24 horas por dia. O objetivo é apoiar pessoas em momentos de crise e com intenções suicidas.

Leia MaisSetembro Amarelo: Fábio de Melo relata drama pessoal em apoio à campanhaSetembro Amarelo: é possível evitar 9 em cada 10 mortes por suicídioSetembro Amarelo: Taubaté entra na campanha nacional de prevenção ao suicídio

O telefone ainda é o meio mais utilizado pela população para acessar o apoio emocional oferecido pelo CVV. Esse apoio, realizado por voluntários, permite falar sobre sentimentos, em um ambiente acolhedor e seguro. Esse apoio comprovadamente alivia a ansiedade, o desespero e conduz ao afastamento de eventuais pensamentos suicidas.

O CVV ainda oferece outros canais de comunicação (chat e e-mail) disponibilizados no endereço eletrônico www.cvv.org.br. 

O Ministério da Saúde também disponibiliza material sobre prevenção do suicídio para profissionais da saúde e para a população em geral em seu site.  Além disso, a população pode recorrer aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para apoio e tratamento especializado. Clique aqui e veja  a cartilha elaborada pelo Ministério da Saúde.

 

Portal Meon apoia o Setembro Amarelo 

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo.  Para ajudar a mudar esta triste realidade, o Portal Meon decidiu se engajar na campanha Setembro Amarelo, que começou no dia 1º e segue até o dia 30.

Por meio de textos, vídeos, palestras, performances e outras ações, a campanha estimula na sociedade o diálogo e a reflexão sobre este mal invisível que mata jovens e adultos de todas as idades.

Com informações do CVV, Setembro Amarelo  e do Ministério da Sa

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.