RMVale

Ipem-SP orienta sobre os cuidados nas compras de Páscoa

Produtos incluem pescados e ovos de chocolate

Escrito por Meon

27 MAR 2024 - 11H20

Divulgação

Durante a época da Páscoa, uma variedade de peixes e uma vasta seleção de ovos de chocolate inundam o mercado, cativando especialmente as crianças. No entanto, é importante estar atento às informações de peso, quantidade e à qualidade dos brinquedos que acompanham esses produtos sazonais, a fim de evitar problemas e até acidentes de consumo.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, tem como missão promover a confiança nas relações de consumo e oferece dicas práticas para ajudar os consumidores a identificar produtos irregulares e fazer compras conscientes.

Ovos de chocolate com brindes: Ao adquirir ovos de chocolate que contenham brinquedos como brindes, é importante verificar se a embalagem contém a frase "Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade". Além disso, a embalagem deve indicar a faixa etária adequada ou informar se não há restrição de idade. Essas informações garantem que o brinquedo foi testado e não representa riscos à saúde da criança. Vale ressaltar que nem todos os brindes incluídos nos ovos são considerados brinquedos, como canecas e maletas.

Indicação de peso: Todos os produtos embalados, como ovos, bombons, chocolates diversos e colombas, devem apresentar de forma clara o peso líquido na embalagem, excluindo o peso da embalagem e dos brindes, se houver.

Não se guie apenas pela numeração: A numeração dos ovos de Páscoa serve apenas como referência e não indica necessariamente o peso do produto. Cada fabricante adota uma escala diferente de tamanho, então é fundamental orientar-se pelo peso líquido indicado na embalagem.

Atenção na compra de peixe fresco: Ao comprar peixe fresco em feiras ou mercados, é essencial acompanhar a pesagem do peixe na presença do consumidor, assim como a embalagem do produto.

Observação sobre o gelo: Se desejar que o peixe seja embalado com gelo para preservação, certifique-se de que o vendedor não irá pesá-lo novamente após adicionar o gelo. O consumidor deve pagar apenas pelo peixe, não pelo gelo.

Utilize a balança do estabelecimento: Ao adquirir peixe em conserva, pré-embalado ou congelado, é possível solicitar a verificação do peso do produto em uma balança do estabelecimento. É importante considerar o peso líquido do peixe, além do peso da embalagem.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.